IDENTIFICAÇÃO
UNES – Faculdade Espírito Santo
Curso: Direito Série: 1º A
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
Carga Horária: Semanal: 02h/a Semestral: 40 h/a
Professora: Raquel Carvalheiro Navarro
EMENTA
Ciência e conhecimento científico. Métodos científicos. Processos e técnicas de elaboração do trabalho científico. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e documentação de textos e elaboração de seminários, artigo científico, resenha e monografia.
OBJETIVO GERAL
Compreender a importância da metodologia científica como ferramenta útil e facilitadora
no exercício das atividades acadêmicas e no desenvolvimento da capacidade de análise
e senso crítico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a ciência, seu significado e sua inter-relação com a evolução da sociedade, seus fatores éticos, sociais e políticos
- Compreender o significado de apropriação e produção do conhecimento
- Capacitar-se para o planejamento e execução de projetos de pesquisa científica
- Desenvolver trabalhos acadêmicos, pesquisando temas, interpretando seu significado e planejando apresentação
- Capacitar-se para elaborar trabalhos científicos de acordo com as Normas da ABNT
- Desenvolver determinado tema, problematizando, construindo hipóteses e analisando seu contexto.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- A ciência e seu significado
§ O conhecimento como compreensão do mundo
§ Tipos de conhecimento: Conhecimento popular / senso comum; Conhecimento filosófico, religioso e científico
§ Conceito de ciência / Teorias
- Métodos científicos
§ Conceito de método
§ Método indutivo; Método dedutivo; Método hipotético-dedutivo
- Introdução ao trabalho científico
§ Procedimentos acadêmicos: Leitura e análise de texto; Resumos, resenhas e artigo científico
§ Instrumentos de atualização do conhecimento: Palestras; Conferências; Simpósios; Congresso; Seminários; Painéis; Fórum
§ Pesquisa bibliográfica e seus procedimentos: Escolha do tema, plano de trabalho, fichamento.
§ Registro, Sistematização e organização de trabalhos científicos: Esquema, fichamento, resumo e resenha
§ Artigo, Esquema, Relatório, Painéis.
- A pesquisa como instrumento de produção e transmissão do conhecimento
- Conceito de pesquisa
- Planejamento da pesquisa: Preparação do projeto de pesquisa; Fases da pesquisa / Execução da pesquisa.
- Normas Técnicas (ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas)
METODOLOGIAS DE ENSINO
Método de exposição dialógica com prática de oficinas elaboradas pelos alunos, trabalho independente, atividades em grupo e estudo do meio.
ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO
O processo de avaliação considera: participação efetiva do aluno - frequência, pontualidade, participação, leitura prévia de textos, fichamento, resenha, revisão de literatura, análise, produções individuais e coletivas, estudo de caso, seminários. Acompanhamento contínuo; discussão de temas reflexivos sobre a prática;trabalhos e apresentações dos seminários; resultado do estudo do meio; relatórios e avaliações escritas individuais. Contempla ainda, a confecção de um portfólio de disciplina.
Bibliografia Básica
BARROS, A.J.S. e LEHFELD, N.A.S. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2ª ed. São Paulo: Makron Books, 2000.
LAKATOS, E.M. e MARCONI, M. de A. Metodologia do trabalho científico. 4º ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MARCONI, M. A. & LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2002.
MARCONI, M. A. & LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 2001.
Bibliografia Complementar
CAMPOS, L. F. L. Métodos e técnicas de pesquisa em Psicologia. Campinas: Alínea, 2004.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 1991.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
CRONOGRAMA:
Data | Assunto | Carga horária |
02/02/11 | Planejamento docente | 2 |
09/02/11 | Apresentações: disciplina, docente e discente. Contrato Pedagógico. | 2 |
16/02/11 | Ciência e Conhecimento científico | 2 |
23/02/11 | Tipos de conhecimento: Conhecimento popular / senso comum; Conhecimento filosófico, religioso e científico
| 2 |
02/03/11 | Conceito de método Método indutivo; Método dedutivo; Método hipotético-dedutivo | 2 |
16/03/11 | Conceito de método Método indutivo; Método dedutivo; Método hipotético-dedutivo | 2 |
23/03/11 | Procedimentos acadêmicos: Leitura e análise de texto; Resumos, resenhas e artigo científico | 2 |
30/03/11 | Procedimentos acadêmicos: Leitura e análise de texto; Resumos, resenhas e artigo científico | 2 |
06/04/11 | Atividades Específicas | 2 |
13/04/11 | AV1 | 2 |
20/04/11 | Instrumentos de atualização do conhecimento: Palestras; Conferências; Simpósios; Congresso; Seminários; Painéis; Fórum | 2 |
27/04/11 | Pesquisa bibliográfica e seus procedimentos: Escolha do tema, plano de trabalho, fichamento. | 2 |
04/05/11 | Registro, Sistematização e organização de trabalhos científicos: Esquema, fichamento, resumo e resenha | 2 |
11/05/11 | Atividades Específicas | 2 |
18/05/11 | A pesquisa como instrumento de produção e transmissão do conhecimento; Conceito de pesquisa | 2 |
25/05/11 | Planejamento da pesquisa: Preparação do projeto; Fases / Execução. | 2 |
01/06/11 | Seminários | 2 |
08/06/11 | Seminários | 2 |
15/06/11 | AV2 | 2 |
22/06/11 | Resultados e Encerramento da disciplina | 2 |
|
| 40 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário