quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PROJETO DE DISCIPLINA

IDENTIFICAÇÃO

UNES – Faculdade Espírito Santo

Curso: Direito Série: 1º A

Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico

Carga Horária: Semanal: 02h/a Semestral: 40 h/a

Professora: Raquel Carvalheiro Navarro

EMENTA

Ciência e conhecimento científico. Métodos científicos. Processos e técnicas de elaboração do trabalho científico. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e documentação de textos e elaboração de seminários, artigo científico, resenha e monografia.

OBJETIVO GERAL

Compreender a importância da metodologia científica como ferramenta útil e facilitadora

no exercício das atividades acadêmicas e no desenvolvimento da capacidade de análise

e senso crítico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender a ciência, seu significado e sua inter-relação com a evolução da sociedade, seus fatores éticos, sociais e políticos
  • Compreender o significado de apropriação e produção do conhecimento
  • Capacitar-se para o planejamento e execução de projetos de pesquisa científica
  • Desenvolver trabalhos acadêmicos, pesquisando temas, interpretando seu significado e planejando apresentação
  • Capacitar-se para elaborar trabalhos científicos de acordo com as Normas da ABNT
  • Desenvolver determinado tema, problematizando, construindo hipóteses e analisando seu contexto.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. A ciência e seu significado

§ O conhecimento como compreensão do mundo

§ Tipos de conhecimento: Conhecimento popular / senso comum; Conhecimento filosófico, religioso e científico

§ Conceito de ciência / Teorias

  1. Métodos científicos

§ Conceito de método

§ Método indutivo; Método dedutivo; Método hipotético-dedutivo

  1. Introdução ao trabalho científico

§ Procedimentos acadêmicos: Leitura e análise de texto; Resumos, resenhas e artigo científico

§ Instrumentos de atualização do conhecimento: Palestras; Conferências; Simpósios; Congresso; Seminários; Painéis; Fórum

§ Pesquisa bibliográfica e seus procedimentos: Escolha do tema, plano de trabalho, fichamento.

§ Registro, Sistematização e organização de trabalhos científicos: Esquema, fichamento, resumo e resenha

§ Artigo, Esquema, Relatório, Painéis.

  1. A pesquisa como instrumento de produção e transmissão do conhecimento
  • Conceito de pesquisa
  • Planejamento da pesquisa: Preparação do projeto de pesquisa; Fases da pesquisa / Execução da pesquisa.

  1. Normas Técnicas (ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas)

METODOLOGIAS DE ENSINO

Método de exposição dialógica com prática de oficinas elaboradas pelos alunos, trabalho independente, atividades em grupo e estudo do meio.

ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação considera: participação efetiva do aluno - frequência, pontualidade, participação, leitura prévia de textos, fichamento, resenha, revisão de literatura, análise, produções individuais e coletivas, estudo de caso, seminários. Acompanhamento contínuo; discussão de temas reflexivos sobre a prática;trabalhos e apresentações dos seminários; resultado do estudo do meio; relatórios e avaliações escritas individuais. Contempla ainda, a confecção de um portfólio de disciplina.

Bibliografia Básica

BARROS, A.J.S. e LEHFELD, N.A.S. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2ª ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

LAKATOS, E.M. e MARCONI, M. de A. Metodologia do trabalho científico. 4º ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MARCONI, M. A. & LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2002.


MARCONI, M. A. & LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 2001.

Bibliografia Complementar

CAMPOS, L. F. L. Métodos e técnicas de pesquisa em Psicologia. Campinas: Alínea, 2004.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 1991.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.


CRONOGRAMA:

Data

Assunto

Carga horária

02/02/11

Planejamento docente

2

09/02/11

Apresentações: disciplina, docente e discente. Contrato Pedagógico.

2

16/02/11

Ciência e Conhecimento científico

2

23/02/11

Tipos de conhecimento: Conhecimento popular / senso comum; Conhecimento filosófico, religioso e científico

2

02/03/11

Conceito de método

Método indutivo; Método dedutivo; Método hipotético-dedutivo

2

16/03/11

Conceito de método

Método indutivo; Método dedutivo; Método hipotético-dedutivo

2

23/03/11

Procedimentos acadêmicos: Leitura e análise de texto; Resumos, resenhas e artigo científico

2

30/03/11

Procedimentos acadêmicos: Leitura e análise de texto; Resumos, resenhas e artigo científico

2

06/04/11

Atividades Específicas

2

13/04/11

AV1

2

20/04/11

Instrumentos de atualização do conhecimento: Palestras; Conferências; Simpósios; Congresso; Seminários; Painéis; Fórum

2

27/04/11

Pesquisa bibliográfica e seus procedimentos: Escolha do tema, plano de trabalho, fichamento.

2

04/05/11

Registro, Sistematização e organização de trabalhos científicos: Esquema, fichamento, resumo e resenha

2

11/05/11

Atividades Específicas

2

18/05/11

A pesquisa como instrumento de produção e transmissão do conhecimento; Conceito de pesquisa

2

25/05/11

Planejamento da pesquisa: Preparação do projeto; Fases / Execução.

2

01/06/11

Seminários

2

08/06/11

Seminários

2

15/06/11

AV2

2

22/06/11

Resultados e Encerramento da disciplina

2

40

Nenhum comentário:

Postar um comentário